domingo, 24 de julho de 2011

CLAREAMENTO DENTAL

     Clareamento Dental Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes.
    O clareamento dental para dentes está indicado para pacientes que tenham:
• Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados
• Dentes escurecidos pela idade
• Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
• Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas
• Dentes com indicação de faceta
   O clareamento dental está contra-indicado para pacientes:
• Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
• Crianças com menos de 10 anos de idade
• Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
• Grávidas ou que estejam amamentando.
• Incapazes de seguir as instruções corretamente.
    O verdadeiro agente clareador é o peróxido de hidrogênio.
   Mesmo ao usar o peróxido de carbamida, o agente ativo é o peróxido de hidrogênio.
  Os peróxidos são soluções que penetram e se movem através do esmalte e da dentina devido ao seu baixo peso molecular.
  A possível sensibilidade que ocorre nos dentes em clareamento dental se explica pela grande movimentação desses peróxidos através do esmalte e da dentina e não devido ao pH do produto utilizado.
   Como funciona o clareamento dental ?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.
   Como posso clarear meus dentes ?
Os dentes podem ser clareados (clareamento dental) através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras:
1 . Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte.
2. Clareamento dental em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. 0 clareamento doméstico é mais seguro e eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado.
  Posso fazer clareamento dental em casa sem a ajuda de um profissional?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional.
  0 clareamento altera as restaurações já existentes ?
Não. O paciente talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.
  Clareamento em fumantes é possível ?
O ideal, no clareamento dental em fumantes, é que o paciente cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. É uma situação difícil, mas o dentista tem a obrigação de alertar o paciente sobre os malefícios do fumo e das conseqüências para o dente, o periodonto e a cavidade bucal. Para o paciente que fuma poucos cigarros por dia, pode –se optar pelo clareamento caseiro, entretanto, o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, que no momento está muito suscetível a manchas de origem extrínseca devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante o clareamento.
  Como funciona o clareamento a laser ?
Um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de laser liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento.
  Para fazer um clareamento é necessária a anestesia ?
Não, é indolor
  O clareamento a laser pode enfraquecer os dentes ?
Não, a estrutura dentária é preservada
  Qual o tempo que se leva para fazer um clareamento a laser ?
De 2 a 3 sessões de clareamento a laser.
  Como é feito o clareamento caseiro ?
Clareamento caseiro ele é feito através de confecções de moldeiras e pelo dentista, o paciente, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. 0 clareamento doméstico é mais seguro e eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado.
  O dente clareado pode escurecer novamente ?
Sim. Mas Clareamento Dental  nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.
  Durante o clareamento dental, o que devo fazer ?
• Não ingerir alimentos e/ ou bebidas com corantes: beterraba, coca-cola, café, chá, vinho tinto, chocolate entre outros
• Não se deve fumar
• Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento

 fonte:
Dra. Márcia Mancusi

Um comentário:

  1. Ótimo artigo, bem didático e esclarecedor. Considero para melhor obtenção de resultados o tratamento combinado, ou seja, em consultório e em casa. No consultório a substância é mais concentrada mas sozinha tem efeito superficial. Precisa-se, então, do clareamento caseiro para melhor ação da substância. Vale lembrar que os resultados variam conforme a pessoa, não se deve esperar conseguir a cor dos dentes do artista Fulano de Tal, pode dar certo ou ficar um pouco aquém. Mas sempre melhora muito, e é um tratamento muito seguro se o cliente seguir as orientações de seu dentista.

    ResponderExcluir